Fundadora do Instituto Quimioterapia e Beleza, era modelo quando foi diagnosticada com câncer de mama aos 35 anos. A doença mudou a sua vida – e a de muitas outras mulheres na mesma situação – para melhor.
“O câncer, se não mata, embeleza. (...) A pessoa pode perder tudo: o dente, o cabelo, o marido, mas nunca pode perder a esperança.”
O Instituto Quimioterapia e Beleza nasceu de uma página do Facebook criada em outubro de 2012, após Flávia ter o diagnóstico, pesquisar sobre o assunto na internet e perceber que não havia até então qualquer informação a esse respeito. Depois de perder o emprego, o namorado e ver seus amigos se afastando cada vez mais, pois não sabiam como lidar com a situação, Flavia resolveu ir atrás das informações, buscando na internet diversas formas de amarrar lenços e pedindo a amigos maquiadores algumas dicas de “makes” para pacientes com câncer.
Foi aí que ela decidiu criar a página no Facebook, a qual se tornou uma ponte de comunicação entre ela e seus amigos. Não só deu certo, como superou suas expectativas: quebrou o gelo com eles e foi o embrião do instituto.
Com a hashtag #nadadetristeza, Flavia postava os vídeos da primeira quimioterapia, da queda do cabelo e de outras situações pelas quais ela passou. Hoje, o instituto não só oferece aulas de automaquiagem para pacientes com câncer, como também dá a elas uma nécessaire com maquiagem e ensaios fotográficos, além de viabilizar diversos projetos. O maior deles é o Banco de Lenços Flavia Flores, que arrecada lenços para doar a essas pacientes.
O grande desafio do Quimioterapia e Beleza é encontrar um espaço para dar essas aulas, que hoje acontecem no escritório de um amigo. Conseguir esse lugar se torna não só o desafio, mas também o sonho de Flavia.
No entanto, o sonho não para por aí. Sonhar, ela sonha com muitas coisas e alto. Além de internacionalizar o projeto, pois não existe nenhum do gênero fora do país, ela deseja trazer de volta o sorriso que elas acabam perdendo durante o tratamento. Nesse período, não é só o cabelo que cai: caem dentes e unha também. Por isso, é importante englobar tudo. Esse é um projeto que a Flavia sonha em implantar no instituto Quimioterapia e Beleza.
Mais do que a força necessária para superar a doença, ela se reinventou e descobriu que tinha uma missão linda pela frente. Pensar no outro e ajudá-lo sem querer nada em troca fazem parte da característica de poucos.
É isso que torna Flavia Flores uma mente diferente.